PÁSCOA: QUAL O SEU CONCEITO?

O que é a Páscoa pra você? Você sabe a importância dos ovos e dos coelhos?Existe conceito religioso?Ou você encara como mais um feriado regado a muito chocolate e quem sabe uma praia? Nessa reportagem, vamos saber qual o significado da páscoa para os nossos leitores. Mas antes uma breve explicação sobre o que é a páscoa.

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach (Passagem), data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. A Páscoa é o ponto culminante de uma semana que começa com a celebração da entrada de Cristo em Jerusalém (Domingo de Ramos), sua prisão, julgamento, morte na cruz (Sexta-feira da Paixão) e ressurreição (Domingo de Páscoa).

A ressurreição de Cristo é a passagem da morte para vida eterna. O ovo significa vida e o coelho significa fertilidade É tempo de reflexão, de perdão. Uma data muito representativa para os Cristãos. Que comemoram a páscoa geralmente com um almoço, uma reunião em família. É tempo de celebração da vida.

Dona Socorro em frente ao seu altar que construiu em casa.

Na casa da Dona Maria do Socorro, o domingo de páscoa é sempre alegre, há um almoço em família, procurando sempre esclarecer para todos que participam que sem Jesus a vida não vale nada. “É sempre uma renovação. A páscoa pra mim significa que Jesus Cristo passou da morte pra vida. Na igreja a gente comemora a ressurreição do salvador e que nos como filhos de Deus, somos convidados a participar dessa vigília que comemoramos a páscoa do senhor, que ela também celebra os mistérios, que podemos ter a firme esperança de participar do seu triunfo e de sua morte e de sua vida em DEUS. Por que Cristo pra mim é ontem e hoje, principio e fim, de A a  Z.” Diz a dona de casa que é católica.

E tem aquelas pessoas que aproveitam a Páscoa de uma maneira diferente. Que respeitam a data, mas tendo outros valores religiosos. É o caso do candomblecista, Edgard Vasconcellos, 27, autônomo. “No candomblé não existe páscoa. Não comemoramos a ressurreição porque pra nos, Olorum, é o grande Deus e o filho do grande Deus é Oxalá. Que é um Orixá muito antigo, muito respeitado. No sincretismo ele seria Jesus Cristo. Então dentro do candomblé a páscoa seria o ano inteiro, já que fazemos a celebração desse orixá ao longo do Ano. Eu particularmente adoro a páscoa, pelo conceito de família que ela me traz e pelos chocolates. Também não vejo problema nenhum em pegar uma praia quando posso. Deveríamos-nos praticar o perdão e a troca de afeto todos os dias e não só durante um período.” Diz o futuro pai de Santo.

Edgard Vasconcellos em uma festa afro-religiosa.

Para outros, é um período sem grande representação. Um dia como outro qualquer. A não ser por as reuniões em família, que trazem um clima nostálgico. Pra quem já saiu de casa, é sempre bom ter um motivo pra ta perto de quem se ama.

“Pra mim a páscoa não têm muito significado, além de que muitos ovos de páscoa se entulham nas prateleiras e que muitas pessoas vão à uma missa especial que fala sobre renovação, e o significado de ressurreição de cristo que é importante para os católicos. Às vezes viajo pra aproveitar o feriado em praias próximas ou aproveito pra sair à lugares diferentes em Belém mesmo. Apesar de eu não aderir o significado católico que a páscoa representa, esse feriado tem uma importância cultural embutida em mim. Racionalmente, se a Páscoa não fosse comemorada desde que nasci até os dias de hoje, não sentiria falta da existência dela, e quando analiso a base teórica que a constitui, julgo-a no mínimo duvidosa, já que o objetivo primordial do evento é reafirmar a fé nos super-poderes divinos. Mas o evento em si, com o cenário de família, felicidade de criança e chocolate, que é bom demais, é uma tradição que me cativa, talvez mais pela nostalgia e pelo clima de felicidade que a data reflete, do que pelas suas raízes.” Fala Yukari Takeshita, 23 anos, Biomédica.

A Biomédica gosta do clima que a Páscoa traz.

About these ads

2 Respostas to “PÁSCOA: QUAL O SEU CONCEITO?”

  1. Louise Says:

    Gostei muito da matéria. A primeira foto tá linda!!

    =***

  2. pipocacontemporanea Says:

    Gostei, dude!
    A matéria tá bem legal, pontos de vista diferentes e tal :)
    Bora retomar valendo essa parada aqui!
    ;*

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: